top of page

Exames preventivos são a melhor opção para prevenir o câncer cervical

  • Foto do escritor: Instituto GPI
    Instituto GPI
  • 14 de set. de 2022
  • 3 min de leitura

O câncer cervical é o câncer do colo do útero, a parte inferior do útero que se abre na vagina. O câncer do colo do útero é muito comum nas mulheres. A maioria dos cânceres cervicais é causada pelo papiloma vírus humano (HPV ou vírus da verruga). Este vírus provoca alterações nas células cervicais que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.


Os sintomas podem incluir corrimento vaginal incomum, dor durante a relação sexual e sangramento vaginal após o sexo, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. O tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia e radiação. Se descoberto numa fase precoce, é muito provável a cura, mas os exames preventivos continuam sendo a melhor maneira de lidar com a doença.


Sobre o assunto, o GPI conversou com o professor Valdiery Araújo, farmacêutico bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em Citologia Clínica pela Universidade Potiguar, mestre em Ciências Biológicas, palestrante e idealizador do Citologia Descomplicada.


Assista a entrevista na íntegra sobre "Exames preventivos são a melhor opção para prevenir o câncer cervical" Por Nehemias Lima - Jornalista.


Dra. Jailton Lobo professor da Pós-Graduação em Microbiologia Clínica do Instituto GPI.


NOSSO TEMA DE HOJE É SÉRIO, PORÉM FUNDAMENTAL ABORDÁ-LO PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, NÃO É ISSO?


Discutir esses conteúdos que ficam restritos à sala de aula é muito importante. Eu falo não somente para as mulheres, mas com os homens também, os pais, filhos, esposos e namorados para que se atentem também à saúde das mulheres que eles amam.


É UMA DOENÇA MUITO SÉRIA? COMO PREVENIR?


O câncer impacta muito a vida de um paciente e o câncer cervical ou do colo do útero é o único câncer que a gente pode rastrear antes dele acontecer. Através do exame papanicolau, conseguimos estudar as células e perceber quando elas estão anormais, com algum processo inflamatório ou alguma lesão, por exemplo. Essas alterações celulares se não forem cuidadas, podem desenvolver um câncer. Por isso, o exame é preventivo.


A mulher precisa procurar a unidade de saúde e fazer a coleta que é rápida, apesar de ser um processo que incomoda, mas é necessária e pode salvar a sua vida. O câncer de colo do útero é um câncer que continua matando muitas mulheres no Brasil e no mundo. Em alguns estados, ele é o câncer que está em 2º ou 3º lugar em letalidade.


É PRECISO TER SENSIBILIDADE PARA FALAR E LIDAR COM AS MULHERES QUE APRESENTAM ESSA DOENÇA, CERTO?


Sim, é preciso construir o profissional para ter sensibilidade e não olhar as lâminas do exame, por exemplo, como apenas pedaço de vidro. Aqui tem o material genético de um ser humano, do amor de alguém. É preciso formar profissionais que entendam a gravidade da situação e possam lidar da melhor maneira com as pacientes.


A PARTIR DE QUE IDADE AS MULHERES PRECISAM TER MAIS ATENÇÃO EM RELAÇÃO A ESSA DOENÇA?


O vírus do HPV é transmitido pela relação sexual, então a partir do momento que a menina tem relação sexual ela está suscetível a ter o câncer. Existe o vírus que o corpo normalmente consegue destruir e existem os vírus mais resistentes que ficam ali machucando as células e esse acúmulo de lesões pode ocasionar o câncer. O que temos acompanhado diariamente é que existem muitas pacientes jovens. Anos atrás eram pacientes mais velhas.


Hoje, o cuidado deve ser redobrado e os exames preventivos devem ser feitos bem mais cedo para que haja acompanhamento dessas pacientes. O Sistema Único de Saúde recomenda a partir dos 24 anos, mas eu, particularmente, falo às jovens que procurem realizar os exames logo que tiverem sua primeira relação sexual.


QUAIS OS SINTOMAS DE ALERTA PARA AS MULHERES PROCURAREM AJUDA MÉDICA?


Sangramento fora do período menstrual ou dor no momento da relação são os principais sintomas. No entanto, muitas vezes o vírus está lá caladinho no organismo da mulher sem que ela saiba.


Por isso, os exames preventivos são fundamentais para que seja descoberta a doença no estágio pré-câncer e evitar quimioterapias, metástase e demais complicações. É importante que as mulheres estejam atentas e se cuidem antecipadamente. Destaco novamente que os homens também devem questionar e levar as mulheres a fazerem seus exames. Falem com quem você ama e evite que o câncer de colo de útero acometa alguém da sua família.

Comentários


bottom of page